Entenda o que é fundição Zamac e principais características

Conheça os metais 26/06/2019

Descoberta no final dos anos 1930, a liga metálica Zamac é muito utilizada em todo o mundo e sua obtenção somente é possível através da união de quatro elementos principais: Zinco, Alumínio, Magnésio e Cobre. Aliás, como podemos perceber com facilidade, o nome “Zamac” é resultado das letras iniciais destas quatro ligas metálicas. Interessante, não é mesmo? E não paramos por aqui! No post de hoje, aqui no blog da Infiniti, vamos conhecer as principais características da fundição Zamac e onde ela está presente no mercado. Acompanhe!

O que é Zamac: conheça as principais características

Como vimos no começo do texto de hoje, o Zamac é resultado da união de quatro ligas metálicas. Estas, por sua vez, concedem características importantíssimas que asseguram o alto nível do produto final, da fundição Zamac. Parece complicado, mas realmente não é. A gente explica: cada liga metálica “empresta” o que tem de melhor e, com isso, é possível obter um único produto (Zamac) com características especiais. Confira:

  • Zinco: desta liga metálica, o grande diferencial está na excelente resistência a diversas condições agressivas, como em relação a corrosões em geral e desgaste natural. É uma liga muito durável e relativamente densa;
  • Alumínio: aumente a fluidez e gera um reino de grão, o que é essencial para obtenção da fundição Zamac. É o elemento mais indicado para adição ao Zinco;
  • Magnésio: utilizado para compensar os efeitos causados por impurezas metálicas. Também é uma liga que permite a redução da corrosão intergranular, que gera maior dureza e ainda reduz ligeiramente a ductilidade;
  • Cobre: é adicionado para garantir maior resistência à fluência, resistência mecânica e dureza em geral.

Além destas características de cada elemento, você também precisa saber que o Zamac pode ser adquirido em diferentes tipos de ligas. Hoje no mercado, é possível comprar Zamac 3 / 5 /8, cada qual com diferentes proporções:

  • Cobre (Cu): de 0,0 a 3,1;
  • Magnésio (Mg): de 0,03 a 0,065;
  • Alumínio (Al): de 3,9 a 4,2.

A proporção de Zinco (Zn) é bem maior em todas as ligas de Zamac, já que este é seu elemento principal. Por exemplo, o Zamac 5 utiliza (em níveis máximos) 0,7 de cobre; 0,06 de magnésio; 4,3 de alumínio. O “restante” para obtenção do Zamac é completado com Zinco.

Quais segmentos utilizam o Zamac?

O Zamac, devido à sua alta qualidade, possibilita a criação de diversas peças e produtos. Para visualizarmos melhor tudo isso, separamos por segmentos. Confira:

  • Calçadista;
  • Confecção;
  • Moveleiro;
  • Ferrageiro;

São incontáveis peças dentro destes e outros segmentos que podem ser obtidas através do Zamac. Todavia, é sempre importante ressaltar que tal versatilidade somente é possível quando o que há de melhor em termos de qualidade está em cena. Em outras palavras, não adianta nada se comprometer a entregar fechos de calças e sapatos, cadeados, dobradiças, peças de carros, etc., se você não conta a matéria-prima selecionada.

A Infiniti Metais trabalha com fundição Zamac

É exatamente isso que está pensando. Por aqui, você encontra o que há de melhor em Zamac para o seu negócio. Independente do seu segmento de atuação e tipo de peças ou produtos que fabrica, a Infiniti Metais garante o fornecimento de Zamac de qualidade e nas especificações e quantidade que realmente precisa. Em outras palavras, um atendimento ponta a ponta e personalizado desde o primeiro contato.

Quer saber mais detalhes? Envie sua mensagem eletrônica ou ligue para o telefone em destaque. Você será atendido ou terá seu e-mail respondido por um técnico especializado da Infiniti, um profissional que realmente entende do assunto e que está preparado para esclarecer dúvidas e indicar sempre a melhor solução. Aproveite!

Crédito: Anatomy79 / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção iStock / Getty Images Plus

 

Desenvolvido por AO5 Marketing Digital