Saiba como funciona os processos de fundição de alumínio

O alumínio é uma das ligas metálicas mais utilizadas em todo o mundo e o seu processo de fabricação está presente na história da humanidade há muitos séculos. Tudo isso é fruto da facilidade de trabalho com o material, isso porque seu ponto de fusão é considerado baixo (600º C) e ainda permite uma gama de trabalhos. A fundição de alumínio faz parte do avanço da nossa sociedade e hoje em dia é um dos elementos mais importantes em diversos segmentos industriais.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo o post de hoje, aqui no blog da Infiniti Metais e não deixe de enviar seu comentário no final do texto. Confira!

Quais são os tipos de fundição de alumínio?

Existem três principais tipos de fundição de alumínio: a primeira é a fundição em areia e coquilha de aço; a segunda em matriz metálica; a terceira em sob pressão. Abaixo, apresentamos um conteúdo mais detalhes de cada tipo. Acompanhe!

Fundição de alumínio em areia e coquilha de aço

É um processo em que o alumínio é escoado por gravidade, para o preenchimento. Tem como início a massa-lote, ou canal de injeção, e sua principal vantagem é que os custos iniciais são considerados baixos. Além disso, a repetibilidade é classificada como média e ainda há uma gama de geometrias possíveis que podem ser replicadas. Já as desvantagens dizem respeito a porosidades que podem surgir no processo e outros tipos de falhas, como soldas frias, casas, rechupes, etc. Quando a fundição é deficiente, o próprio ato de preenchimento também pode ser comprometido.

Fundição de alumínio em matriz metálica

O alumínio é injetado para que o preenchimento ocorra em toda a área do molde, um trabalho feito com grande pressão para garantir o melhor resultado. Dessa maneira é possível reproduzir muito mais detalhes específicos, principalmente se compararmos com o primeiro tipo de fundição de alumínio citado no parágrafo anterior. É um processo comum na indústria automotiva, principalmente para criação de peças com detalhes essenciais e paredes finas, que exigem cópias perfeitas e exatidão de cotas.

A principal vantagem do método é a qualidade superficial acima da média. Também não podemos nos esquecer do acabamento diferenciado e a precisão milimétrica nos detalhes. Quase não há porosidade e a repetibilidade é alta. Por outro lado, apresenta um custo inicial elevado em razão da necessidade de uma matriz em aço para injeção. Ainda há restrições de uso sobre outras ligas de injeção.

Fundição de alumínio sob pressão

Nesse último tipo de fundição de alumínio, a liga metálica é vazada pela força da gravidade e diretamente em um molde com uma prensa. Na sequência, a pressão é injetada entre 6 e 8 bar, ainda no alumínio líquido. É justamente a diferença de pressão entre a superfície do bloco e o centro do mesmo, além do contato com a atmosfera, que “envia” todos os resíduos de ar e porosidades gasosas para a superfície dos blocos, garantindo assim um material homogêneo e quase sem qualquer porosidade.

Sobre as vantagens, a principal delas é que é possível aplicar diversos tipos de ligas metálicas. Também há grande variação de geometrias que podem ser copiadas com custos baixos. Isso acontece porque o método dispensa o uso de moldes ou matrizes de custo elevado. Como desvantagem, podemos apontar a repetibilidade baixa e, possivelmente, a falta de homogeneidade em blocos grandes, já que sua solidificação é precoce.

Outros elementos

Agora que você sabe quais são os principais processos de fundição de alumínio, é importante que também saiba que todos os trabalhos citados necessitam de silício (Si) junto ao alumínio. Isso acontece porque o elemento assegura uma boa qualidade de escoamento ao alumínio fundido e líquido, permitindo assim o preenchimento. Também há possibilidade de desenvolver ligas fundidas com índices variados de magnésio (Mg) e zinco (Zn), dependendo do padrão de resistência mecânica e alongamento necessários, principalmente em peças maiores.

A Infiniti Metais está ao seu lado!

Não perca mais tempo pesquisando na internet sobre os processos de fundição de alumínio.  Fale hoje mesmo com quem realmente entende do assunto, fale com a Infiniti Metais. CLIQUE AQUI para enviar o seu e-mail ou ligue para +55 11 2100 – 8090.

Crédito: Andreas_Krone / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

Desenvolvido por AO5 Marketing Digital