Ligas de Zamac: conheça as características técnicas das três categorias

Quem não trabalha comprando e vendendo ligas metálicas, talvez não saiba, mas o Zamac é um produto que tem este nome por uma razão bem simples: são as iniciais de Zinco, Alumínio, Magnésio e Cobre, as ligas que constituem sua composição. Interessante, não é mesmo? Outro ponto que pouca gente sabe é as ligas de Zamac são dividias em três principais categorias: Zamac 3, Zamac 5 e Zamac 8. No post de hoje, aqui no blog da Infiniti Metais, vamos conhecer detalhes de cada uma!

As três categorias de Zamac

Vamos começar pela primeira, o Zamac 3. É uma das ligas de Zamac mais utilizadas em todo o mundo, principalmente para fundição em moldes permanentes. Apresenta ótima combinação entre fundibilidade, resistência mecânica, estabilidade dimensional e ainda permite um ótimo acabamento e custo reduzido.

Já o Zamac 5 possui como elemento o zinco, alumínio, cobre elementos de alto padrão e que garante ainda mais resistência a esta liga de Zamac, principalmente se compararmos à liga anterior (Zamac 3). Todavia, como ponto não tão positivo assim, podemos citar mobilidade de uso reduzida. Por fim, o Zamac 8 é a opção ideal para fundição de pequenas peças, que existem maior qualidade em acabamentos superficiais.

Trata-se de uma liga que garante um alto nível de detalhamento e, justamente por isso, está presente em segmentos que valorizam o lado estético, como para fabricação de bijuterias. Apresenta ainda uma proporção maior de magnésio se compararmos a ligas Zamac 3 e 5.

Características dos elementos que compõem o Zamac

O Zinco garante à liga de Zamac uma ótima resistência a corrosão e desgaste, assim como aumente sua durabilidade e densidade. Já o Alumínio contribui para a fluidez e para a própria adição de Zinco. O Magnésio compensa os efeitos causados pela presença de impurezas metálicas, assim como também reduz a corrosão intergranular, aumenta a dureza e ainda reduz, mesmo que ligeiramente, a ductilidade. Por fim e não menos importante, o Cobre favorece o Zamac em relação à sua dureza, fluência e resistência mecânica.

A Infiniti Metais tem o que você procura

Há quanto t está pesquisando sobre Zamac na internet? Não perca mais tempo! Fale hoje mesmo com quem realmente entende do assunto. A equipe comercial da Infiniti Metais, uma empresa do Grupo GDRW, lida diariamente com pedidos de lingotes de Zamac e sabe exatamente o que o mercado procura. Em outras palavras, você sabe que pode confiar em um atendimento ágil e preciso, e sempre com os melhores preços e condições.

CLIQUE AQUI para consultar preços e condições ou mesmo para esclarecer suas dúvidas iniciais sobre lingotes de Zamac e demais produtos. Caso prefira telefonar, o número de contato é +55 (11) 2100-8090.

Crédito: victorn / Tipo de licença: Roalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

 

Desenvolvido por AO5 Marketing Digital