Conheça o processo de fundição de latão para fabricação de bijuterias

Antes de conhecermos o processo de fundição de latão propriamente, é essencial descobrirmos as principais caraterísticas deste liga metálica que é tão utilizada em todo o mundo e em várias atividades, como para fabricação de bijuterias.  Trata-se de uma liga diferenciada e obtida a partir da união de outros dois elementos bem conhecidos, o zinco e cobre. Outros elementos como As, Pb, Al e Sn podem ser adicionados para potencializar diferentes aspectos.

E em relação à fabricação de bijuterias? Por que o processo de fundição de latão é importante e por que essa liga metálica é tão utilizada? Esse é o assunto de hoje aqui no blog da Infiniti Metais! Confira na sequência.

Fundição de latão: características da liga

O latão é muito utilizado por empresas que lidam com fabricação e bijuterias por um motivo bem simples: é uma liga metálica com brilho acima da média, muito intenso e com beleza reconhecida quando passa pelo processo de polimento. Dessa maneira, para criação e finalização de bijuterias que precisam do fator beleza, o uso do latão faz todo o sentido.

Outra característica marcante do latão é a sua maleabilidade, ou seja, é uma liga “fácil” para se trabalhar porque apresenta uma composição mais flexível, não tão rígida, mas sem perder em resistência e durabilidade. É o grande diferencial do latão que possibilita a criação de formas e moldes adequados para quem trabalha na criação e bijuterias.

Interessante notar que o latão também apresenta características em sua superfície que garantem um acabamento mais bonito, refinado. Algo essencial quando pensamos na fabricação de joias e semijoias. Também é uma liga metálica com alto padrão de resistência à corrosão e, por esses fatores, a utilização do latão (além da fabricação de bijuterias) é muito comum em instrumentos musicais, moedas, objetos de decoração e muitos outros produtos. Confira onde o latão também está presente:

  • Arames;
  • Armamentos;
  • Instrumentos médicos e odontológicos;
  • Núcleos de radiadores de veículos;
  • Parafusos;
  • Rodas para carro;
  • Tachos e panelas;
  • Torneiras;
  • Válvulas.

Como ocorre o processo de fundição?

A fundição do latão é feita dentro de um processo delicado, que exige alto conhecimento técnico e equipamentos e ferramentas adequados, isso porque é um trabalho que deve ser feito em altíssima temperatura, cerca de 900ºC.  Nessa temperatura, o latão chega ao seu estado líquido e pode ser inserido em moldes com o formato desejado, com as medidas ajustadas conforme necessidade dos clientes.

Fale hoje mesmo com a Infiniti Metais!

Especializada em fundição de latão e outras ligas metálicas, a Infiniti Metais possui know-how e uma posição de destaque nesse que é um dos mercados mais concorridos. São anos e anos de trabalhos diferenciados e constantes investimentos em aperfeiçoamento profissional da sua equipe e também na compra de equipamentos de última tecnologia.

Com todos esses fatores alinhados, a Infiniti consegue atender clientes dos mais variados segmentos e sempre com um padrão de qualidade acima da média. Um compromisso, aliás, que tem início assim que você encontra em contato pela primeira vez. O atendimento é personalizado desde o princípio para que você não tenha dúvida sobre a responsabilidade da Infiniti e a qualidade de seus produtos.

Quer saber mais detalhes? Fale com nossa equipe comercial hoje mesmo, pela página de contato ou telefone em destaque, e descubra todos os diferenciais de preços, condições, prazos, entregas, especificações técnicas e muito mais.

Crédito: Master1305 / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

 

 

Desenvolvido por AO5 Marketing Digital