
Essencial em diversas aplicações industriais, o Zamac é uma liga metálica de altíssimo padrão e que é composta por outros quatro elementos principais. São eles: Zinco, Alumínio, Magnésio e Cobre. Aliás, interessante notar, o nome da liga é justamente uma junção das letras iniciais destes elementos.
Os diferenciais do Zamac são garantidos também a partir das características destes elementos primordiais. Por exemplo, do Zinco é obtida a durabilidade e resistência mecânica e contra desgaste e corrosão. Do alumínio, a fluidez. Do magnésio são obtidas dureza e capacidade de redução de impurezas metálicas e de corrosão intergranular, assim como na ductilidade. Por fim, do cobre é também garantida resistência mecânica e contra fluência.
É normal compararmos diferentes ligas metálicas e com o Zamac não é diferente. Ao analisarmos seus “concorrentes” mais próximos, conseguimos perceber pontos positivos e negativos em cada um deles. Confira:
Latão
Também composto a partir de outros materiais (zinco e cobre), o latão apresenta alta resistência à oxidação e intempéries. Sua cor natural é o amarelo e é uma liga presente em chaves, rosetas, maçanetas e outros produtos.
Aço inox
Trata-se de uma liga de aço carbono que leva a adição de cromo, sendo uma solução muito eficaz contra abrasão e corrosão. Também possui alto nível de reflexo quando passa por polimento. A cor natural é o cinza e pode ser utilizado para fabricação de dobradiças, rosetas e alguns itens de fechaduras.
Alumínio
Liga obtida a partir da transformação da bauxita em óxido de alumínio, possui elevada resistência a intempéries e corrosão. Um grande diferencial é que exige pouca manutenção e também tem um baixo peso específico. O alumínio é muito utilizado, por exemplo, na fabricação de fechaduras.
Por ser uma liga metálica de alto padrão e muito versátil também, o Zamac é utilizado na produção de peças que estão presente no dia a dia de todo o mundo. Peças de sapatos masculinos e femininos, detalhes de roupas para adultos e crianças, maçanetas e batentes de portas, cadeados e dobradiças, peças automotivas em geral. A facilidade de trabalho do Zamac permite a criação de incontáveis soluções.
O Zamac pode ser classificado em ligas tipo 3 / 5 / 8 conforme os porcentuais mínimos e máximos dos elementos de sua composição. Por exemplo, o Zamac 3 apresenta 0,10 de porcentual máximo de cobre. Já no Zamac 8, este porcentual sobe para 3,1. As porcentagens de magnésio, alumínio e zincos também são modificadas de acordo com o tipo de Zamac, sendo cada qual indicado para diferentes situações.
Formada por profissionais que realmente entendem do assunto, a Infiniti Metais é uma empresa referência no mercado e que possui infraestrutura de ponta, equipamentos modernos e as melhores condições para atender seus clientes. Por aqui, você não precisa se preocupar com o nível dos serviços realizados. Todas as etapas seguem rigorosamente os padrões de segurança e qualidade exigidos pelo segmento.
Não deixe de encontrar em contato hoje mesmo com a equipe comercial! Esclareça todas as suas dúvidas sobre Zamac e demais ligas metálicas. Nosso atendimento é personalizado desde o primeiro contato.
Crédito: Urfinguss / Tipo de licença:Royalty-free / Coleção:iStock / Getty Images Plus
Mais Artigos